Sistema Ranhurado – Grooved

Sistema Ranhurado – Grooved

 

O Sistema Grooved conhecido também como conexão Ranhurada, é considerado um dos sistemas mais versáteis e econômicos existente hoje no mercado.

Trata-se de um sistema mecânico que une tubos de forma confiável e efetiva, projetando o desempenho desejado.

Com esse tipo de sistema, a montagem de tubos é bem mais rápida se comparado com outros sistemas convencionais (solda ou rosca).

Os tubos fornecidos podem chegar até 12 metros de comprimento com a espessura variando entre 2,0 mm a 9,50 mm.

Já em relação ao material, os tubos são galvanizados e basicamente compostos de aço carbono e acabamento preto sem revestimento.

Em relação às especificações, pode-se destacar as configurações, resistências e materiais:

  • Segmentos: fornecem resistência à união dos tubos e protegem o anel de vedação contra qualquer exposição. Os segmentos podem ser de ferro fundido nodular e aço inoxidável.
  • Anéis de vedação: possuem alta capacidade de vedação e podem ser encontrados de diversos formatos para se ajustar conforme as exigências. Eles podem criar uma vedação hermética, que confere total proteção impedindo a invasão de qualquer material ou composto.
  • Parafusos e porcas: os parafusos possuem cabeça oval de aço carbono e as porcas são sextavadas, disponíveis em duas formas, rosca UNC e rosca métrica. A configuração dos parafusos permite que seja possível o encaixe dentro dos orifícios ovais, facilitando o aperto com uma chave catraca ou uma chave de boca.
  • Lubrificante: o lubrificante facilita a instalação do anel evitando que ele se decomponha durante a instalação. Não é recomendável utilizar o lubrificante em tubulações secas, expostas a baixas temperaturas ou em tubos PEAD (Polietileno de Alta Densidade).

Os acoplamentos que formam o sistema grooved podem ser flexíveis ou rígidos, a escolha de qual utilizar vai depender da finalidade e da aplicação.

No caso dos acoplamentos rígidos pode-se encontrar uma similaridade com as tradicionais conexões flangeadas, soldadas e rosqueadas.

Com isso, eles são ideais para aplicações de pressão, onde é necessária rigidez, pois suprimem ou mesmo reduzem os movimentos angulares e os deslocamentos.

Em contrapartida, os acoplamentos flexíveis são utilizados em aplicações como, por exemplo, layouts curvos ou defletidos e/ou quando os sistemas são expostos a forças externas além de condições estáticas normais.

Vantagens do sistema grooved

 

Esse tipo de sistema confere uma vantagem em relação a qualquer outra empresa concorrente, pois ele aumenta a produtividade e torna mais eficiente o trabalho de toda a equipe.

Além disso, ele fornece uma série de vantagens, principalmente se comparado com outros métodos tradicionais:

  • Evita chamas ou fumaça;
  • Confere resistência;
  • Método fácil, flexível e econômico;
  • Articulação autocontida;
  • Não necessita de dispositivos secundários;
  • Instalação rápida e segura;
  • Alternativa confiável e segura;
  • Facilidade de acesso ao sistema para manutenção;
  • Entre outros.

O sistema grooved possui uma variedade de aplicações, que vão desde a sistemas gerais – sistemas de hidrantes, sistemas de bombas de incêndio, sistema de supressão por gases, sistema de supressão por espumas – a sistemas mais complexos, como o Sprinkler, que é um sistema próprio para o combate ao incêndio e é considerado uma das alternativas mais eficazes no que diz respeito à prevenção da propagação de chamas.

 

Abaixo um comparativo de instalação entre o sistema ranhurado grooved x solda x rosca:

 

Abrir chat whatsapp
Whatsapp disponível
Olá, estamos a disposição para esclarecer sua dúvida.

Como podemos te ajudar hoje?